Você imagina como isso era feito?
Segundo uma patente disponível no Google Patents Search, Michael Jackson chegou a patentear nos anos de 92/93 um sapato especial que permitia mudar o centro de gravidade do corpo. Além disso, um engate era responsável por prender o sapato contra o solo, bastava simplesmente deslizar o pé para frente (movimento para trás removia do engate).
Este procedimento de registro foi realizado durante a turnê do disco Dangerous, onde Jackson procurou o escritório de patentes dos EUA para registrar sua invenção. O sapato tem um encaixe que se conecta a pinos que saem discretamente do chão do palco, permitindo que Michael e seus dançarinos se inclinem 45 graus para a frente sem cair.
A patente do invento poderá ser visualizada clicando aqui.
Mas mesmo com bastante ensaios, o passo ainda possuía certas dificuldades e necessitava não somente de treino, mas também de sorte. Uma movimentação errada e já era! Além de estragar a coreografia, poderia se machucar na frente de uma platéia gigantesca. Quer ver um detalhe desta dificuldade? Você assistiu ao clip no começo desta postagem? Então assista e repare no dançarino da frente exatamente no tempo 4:23. Isso mesmo! Ao vivo ele prende seus sapatos na hora de tirar e quase cai em palco. Por sorte e experiência, conseguiu se manter sincronizado com seus companheiros e retomou a dança rapidamente.
A matéria também poderá ser vista na Revista Super Interessante do mês de agosto de 2009 (imagem acima) e no site Google Discovery (imagem abaixo).
Conclusão: o passo não possui cabos de aço. São sapatos especiais criados por Michael Jackson exclusivamente para este passo, como você pode ver na imagem abaixo.