i003444
Ficou impressionado com Laranja Mecânica? O clássico violento e impactante de Stanley Kubrik vai ganhar uma nova versão que será exibida no Festival de Cannes, 2011 em sua seção paralela Cannes Classics dedicada ao “cinema da herança, às grandes obras do passado.

A restauração vêm para comemorar os 40 anos da obra, e será exibida dia 19 de maio com a presença de seu ator principal Malcom McDowell.


McDowell como Alex em Laranja Mecânica, aos 27 anos. Hoje, com 67.

O filme é uma adaptação do livro homônimo de Antony Burges, publicado em 1962, contando a história de uma gangue de garotos, liderados por Alex, numa pessimista Londres do futuro. Assim como outros jovens, Alex e sua turma praticam diversos atos de violência por pura diversão.

Narrada em primeira pessoa, o livro te faz odiar Alex por suas atitudes, mas simpatizar com ele ao mesmo tempo pela proximidade que ele cria com o leitor. Suas intenções sádicas e gostos pessoais são descritos da forma despojada e juvenil do protagonista.



A obra chama atenção pelo dialeto Nadsat, criado por Burges, que consiste em palavras peculiares, misturando expressões eslavas, gírias ciganas, jargões ingleses entre outras manifestações linguísticas. O próprio título do livro, segundo algumas interpretações, deriva de uma expressão anglo-saxã “As queer as a clockwork orange“, “Tão bizarro quanto uma laranja mecânica“
Na versão original do livro o vocabulário aparecia sem qualquer “tradução” para dar ao leitor a sensação de estranhamento com as gírias horrorshows de Alex e seus druguis, fazendo com que elas fossem entendias pelo contexto.
Outro motivo para essa linguagem é a compreensão do autor de que a forma de falar muda com o tempo. Assim, para criar uma obra futurista, ele criou uma linguagem futurista para seu universo,
Em outras edições fez-se um glossário para a compreensão dos termos, mas que no decorrer da leitura, é possível se familiarizar com eles.

O filme manteve o vocabulário do livro e a narração em primeira pessoa, porém não incluiu o último seu capítulo, que termina de forma esperançosa e otimista com o amadurecimento do protagonista. SPOILER

Além de Laranja Mecânica, outro filme que vai ganhar uma nova versão é “Viagem à Lua” de Georges Melies, um filme mudo de 1902 que mostra visões fantasiosas da época sobre o satélite através da história de homens que vão até ele e precisam fugir de seres hostis para voltar à Terra. Conhecido por seus efeitos visuais, inovadores para a época, o curta-metragem virá numa versão colorida e com trilha sonora do grupo francês Air.

0 comentários:

Postar um comentário